3 exemplos de marketing de relacionamento para o sucesso do seu negócio

 


Marketing de relacionamento, sem dúvida, um dos principais pilares de sustentação de seus negócios, sem ele é impossível decolar, neste artigo vou te falar de três de muitos exemplos de marketing de relacionamento.

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O que é marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento refere-se a todas as estratégias que envolvem a prospecção de clientes, a fidelização e a criação de autoridade. Isto é, além de fidelizar seus clientes, esse tipo de estratégia também visa fazer com que eles se tornem defensores da sua marca, divulgando seus produtos ou serviços para a rede de contatos deles.

Por meio de uma boa experiência oferecida ao cliente, o marketing de relacionamento ajuda o seu negócio a se tornar referência no mercado, diminuindo o espaço para a concorrência.

Também é válido destacar que o marketing de relacionamento começa antes mesmo do cliente realizar a sua primeira compra. A estratégia envolverá a construção e a disseminação da marca, quebrando as principais objeções de seus consumidores e, consequentemente, fazendo com que eles se sintam mais seguros em fazer a aquisição.

Para que ele serve?

Um dos principais objetivos do marketing de relacionamento é criar fãs da marca, e não apenas clientes. Com isso, é possível aumentar as vendas de maneira satisfatória e, também, o seu poder de mercado. No entanto, para que isso seja possível, você precisa oferecer aos seus clientes algo de valor que nenhum lugar é capaz de oferecer.

Isso porque, esse é um tipo de estratégia a longo prazo, já que a relação que será criada entre a empresa e o consumidor precisa ser contínua. Dessa forma, além de gerar novas receitas, você terá a oportunidade de gerar receitas recorrentes que otimizarão o seu fluxo de caixa e trarão mais oportunidades de crescimento para a empresa.


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Vamos conhecer os 3 exemplos:

1. Foque no resultado do cliente

Um excelente exemplo de sucesso de relacionamento é o case da Procter & Gamble Company (P&G). Trata-se de uma estratégia aplicada em uma relação entre empresas, mas sua essência — o foco no resultado do cliente — também é válida no atendimento de pessoas físicas.

No lugar de monitorar o quanto de cada produto é comprado pelos seus varejistas, por exemplo, a empresa controla a lucratividade proporcionada por cada um deles. Essa preocupação muda totalmente o tipo de relacionamento com essas empresas.

Do mesmo modo, uma escola focada no desempenho alcançado por seus alunos, por exemplo, estabelece um nível de relacionamento absurdamente superior em relação a um concorrente que se limita a se lembrar do aniversário dos pais.

A lembrança contínua sendo uma forma de demonstrar interesse, mas quando a empresa direciona os esforços de relacionamento para monitorar o valor que ela entrega para seus clientes, o nível de confiança na legitimidade desse interesse é incomparavelmente superior.

2. Personalize o relacionamento

Quanto mais esse interesse nas necessidades, nos desejos, nas expectativas e nos resultados dos clientes for acompanhado de ações personalizadas, maior será o resultado obtido. De um modo geral, os efeitos do foco que mencionamos no tópico anterior são limitados quando são genéricos.

Por exemplo: digamos que a escola que mencionamos observou que o resultado poderia melhorar com um maior envolvimento dos pais. Com base nessa informação, ela cria um aplicativo que permite o acompanhamento de notas e da entrega de tarefas, a troca de mensagens com os professores e com outros pais e com várias outras funcionalidades.

O relacionamento tende a melhorar significativamente. No entanto, isso pode ser potencializado se o modo de vida de cada casal for considerado, incluindo dados como: se são separados, se ambos trabalham, se viajam muito e assim por diante. Com base nesse tipo de informação, seria possível desenvolver ações conforme o caso de cada família e ajudá-las ainda mais.

3. Digitalize o relacionamento

Na atualidade, é perfeitamente possível desenvolver relacionamentos consistentes e humanizados no meio digital. Mas, talvez, você esteja se perguntando: “por que eu deveria optar por isso?”.

A resposta é mais simples do que talvez você imagine e vem na forma de outra pergunta: o seu público prefere o relacionamento online? A resposta provavelmente será sim. Para garantir isso, é preciso buscar a maturidade digital e desenvolver mecanismos para que o relacionamento se torne mais fácil, agradável, funcional e positivo.

As pessoas preferem o meio digital porque facilita a vida delas. Está bem! Se você pensou que elas preferem facilidades por qualquer meio, você não está equivocado. No entanto, os recursos digitais, quando bem utilizados, criam facilidades especiais.

A Natura é um bom exemplo de como fazer isso. Suas revendedoras migraram do modo de relacionamento tradicional para o digital por meio de uma plataforma. Enquanto transmite dicas de maquiagem no seu blog, a empresa constrói seu relacionamento com o envio de promoções e sugestões de acordo com o comportamento de leitura de cada cliente.

Vale a pena investir em marketing de relacionamento?

Sem dúvida, sim! O marketing de relacionamento torna a sua empresa cada vez mais competitiva e atrai muitos consumidores para conhecer seus produtos e serviços, pois você oferecerá algo que vai além do esperado, que é o relacionamento com o usuário.

No entanto, vale destacar que esse tipo de estratégia vai muito além de um bom atendimento. É preciso ter criatividade, proatividade e investimento para oferecer, aos seus clientes, algo que seus concorrentes não oferecem. Isso se tornará um diferencial competitivo muito importante para o seu negócio.

Para isso, você precisa conhecer o seu consumidor. Dessa forma, é possível oferecer a ele um atendimento personalizado e satisfatório.

Estes 3 exemplos é apenas a ponta do iceberg, o marketing de relacionamento é algo infinito e em constate renoavação, a cada minuto surgem algo novo nas estratégias de relacionamento de marketing, acompanhe minhas redes sociais (YOUTUBE, FACEBOOK, INSTAGRAM, PINTEREST, TELEGRAM, SITE) que sempre tem novidades por lá, e tudo por dentro da versão MARKETING6.0, te espero por lá.

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