Estratégia de Marketing:Produto ampliado

Segundo Philip Kotler, o Produto é algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidadeO consumidor optará pelo produto que considerar como o de maior valor, e para isso levará em consideração aspectos tangíveis e intangíveis que merecem nossa atenção.
O que queremos aqui é entender que  ampliar um Produto ou Serviços é gerar benefícios adicionais para o consumidor criados em torno dos produtos central e ampliado. Então como fazer isso?
Bom,vamos estabelecer níveis de produtos: Benefício Central; Produto Básico; Produto Esperado; Produto Ampliado e Produto Potencial.
O primeiro nível é o Benefício Central, o qual se refere à satisfação da necessidade do consumidor em sua essência,ou seja, está relacionado com o verdadeiro serviço ou benefício que o consumidor está procurando e por isso está comprando,deu para entender? eu já costumo citar exemplo de oficina mecânica em sala de aula,então vou usar u outro exemplo.Como exemplo de Benefício central podemos citar um consumidor que procura um quarto de hotel, onde ele compra descanso e pernoite.
Produto Básico, segundo nível, refere-se à transformação do Benefício Central em um produto que tenha os mínimos requisitos para a satisfação da necessidade do consumidor.Lembra do exemplo do hotel? o quarto de hotel inclui uma cama, banheiro, toalhas, uma mesa e armário para roupa;
No terceiro nível a empresa prepara um Produto Esperado, ou seja, amplia o produto básico, de forma que ele apresente as características que os consumidores normalmente esperam ao adquirir o produto.O  quarto de hotel deve ter cama arrumada, toalhas limpas, lâmpadas que funcionem ,tranqüilidade e o mínimo de segurança;
No quarto nível a empresa prepara um Produto Ampliado que atenda o consumidor além das expectativas,devemos encantar,como falo em sala de aula,exceder suas expectativas.O hotel poderá incluir uma super TV com controle remoto, flores frescas, check in rápido, checkout mais rápido ainda, ótimas refeições e um belíssimo serviço de quarto e internet rápida;
No quinto nível está o Produto Potencial que abrange todas as adições e transformações que este produto deverá ter no futuro. E onde as empresas irão surpreender o cliente.Bomaí eu preciso pensar um pouco sobre isso,mais acredito que o hotel  precisa sair dos moldes tradicionais e gerar vantagens que os clientes não encontram facilmente na concorrência.
Quero ressaltar que a grande “batalha” mercadológica atualmente acontece no nível do produto ampliado,ou seja,agregar valor constantemente,lógico que segundo a ótica do consumidor.
Conteúdo estudado por Denny Silva, do Professor João Uziel
REDE IPW
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