Planejamento de Marketing em Mídias Sociais



Estar presente nas mídias sociais, já não é mais um ponto a ser discutido, tão pouco é uma onda ou modismo.
Muitos negócios são fechados através das mídias sociais.
Não importa a ferramenta utilizada no momento (isso mesmo mídias sociais são ferramentas, plataformas) uma empresa, deve sim fazer uso deste recurso e utilizar de forma apropriada para divulgar seus produtos e serviços.
Também deve utilizar para criar um público em torno da sua marca, os chamados seguidores.
Empresas são criadas com o objetivo de resolver problemas ou criar uma necessidade ainda não existente quando um empreendedor vislumbra uma oportunidade. E as mídias sociais são muito úteis para isto: analisar tendências comportamentais, movimentos sociais, opiniões, estilos, etc.
As mídias permitem um contato bem mais próximo com as pessoas, bem mais direto sem intermediários como a televisão, um rádio ou revistas por exemplo.
Muitos empresários acham que mídias sociais são voltadas apenas para bate papos, diversão, namoro, etc. E elas servem também para isso, afinal as “mídias” são “sociais” e existe público com estes objetivos. Mas também servem para o público que deseja fazer negócio!
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Mas é possível atender a necessidades tão ambíguas em uma mesma plataforma?
Sim, é possível! E sabe porque?
Porque as “mídias” são “sociais”, formadas por pessoas com as mais variadas necessidades e desejos, somos assim não? Queremos trabalhar, estudar, namorar, fazer negócios…..são as múltiplas facetas de uma pessoa, e isso se reproduz nas redes sociais.
E é isso que os empresários devem procurar entender, para desenvolver um planejamento e encontrar seu público.
A mídia social não é um novo e misterioso tipo de estratégia de marketing.
A mídia social é uma ferramenta de comunicação que ajuda as empresas a se envolver com clientes existentes e potenciais em um nível incrivelmente produtivo.
Abaixo cito alguns motivos para sua empresa utilizar as mídias sociais:
  • A mídia social remove as barreiras entre você, seus clientes e seus concorrentes;
  • Permite saber o que os clientes estão pensando: os hábitos, interesses e as necessidades de seus clientes – e o que os influencia na hora da compra.
  • Controla a saúde da marca: pois permite saber como a sua marca é vista, o que os clientes estão dizendo sobre a sua empresa, quem recomenda ou não e o por quê.
  • Permite vantagem competitiva: você consegue monitorar as atividades de seus concorrentes, reunir informações e descobrir por que um cliente faz negócios com um concorrente e não com sua empresa.
  • Oportunidades de negócio: em grupos online (que sejam relevantes e com conteúdo útil) é possível identificar ótimas oportunidades de marketing e de relacionamento, aumentando assim o reconhecimento da marca, dos produtos/serviços e a base de contatos.
  • Em termos administrativos as mídias sociais apresentam custos financeiros iniciais muito reduzidos quando comparados as mídias tradicionais, o que é ideal para pequenas empresas.
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